Início      Contato     A Loja Pavani     Blog

A LOJA PAVANI NAS REDES SOCIAIS

 

6 Dicas de Costura para Iniciantes

18/3/2018

CATEGORIAS

1- Seja Paciente

Paciência e costura são amigas inseparáveis. Não é a toa que a costura é uma exelente aliada para o alívio de stress e uma super aliada no combate à depressão. As duas tem tudo a ver ;) Além da paciência, ela é excelente para a gente aprender que a perfeição leva tempo, e que superamos a nós mesmos um ziper de cada vez - rss. Isso mesmo, quanto mais você fizer, mais perfeito sairá sua peça, e isso lhe trará um prazer inigualável de ter feito algo lindo com suas próprias mãos. Por isso, tenha paciência e seja perseverante.

 

2- Conheça e participe dos grupos de costura do Facebook

Tem muitta coisa legal no Youtube hoje em dia . Dicas de pessoas reais, costureiras cheias de experiência e gente de bom coração querendo ajudar. Você pode fazer perguntas, mas o mais legal é que às vezes acaba aprendendo com perguntas dos outros, coisas que você nem sabia que queria aprender

Aí vão alguns:

A Costureirinha

EduK Moda

Dicas de Costura

Clubinho da Costura

 

3 –  Tenha seu cantinho da Costura

Deixar todo seu material num só lugar, além de deixar tudo muito mais prático e rápido, ainda vai tornar o ambiente

muito mais asprodutivo e estimulante. Você pode usar um cantinho da casa para isso e decorá-lo como preferir, com peças que você amesma desenvolveu

 

4- Conheça e frequente uma loja de retalho de tecidos e Armarinhos

Procure conheder todas as lojas de armarinhos e retalhos de sua região. Antes de fechar a compra, analize com cuidado

o custo-beneficio do produto em questão. As vezes, o produto pode estar mais barato em uma loja, mas a qualidade pode deixar a desejar e depois que sua peça estiver pronta, aqueles R$ 2,00 que você economizou, pode se tornar uma grande dor de cabeça. As vezes o trabalho que você terá para descosturar toda a peça e substituir o acabamento por outro, não vale a economia. Por isso, dê preferência sempre à loja que lhe possa fornecer informações detalhadas do produto antes de comprá-lo.

 

5- Associe-se a Escola de Costurar

Se você iniciou o aprendizado sozinha e gostou da coisa, é hora de se matricular numa escola de  Corte e Costura.

Lá você aprenderá técnicas, truques e passo a passo de aulas de costura de roupas  com quem realmente entende do assunto, o que lhe  trará além de um aperfeiçoamento excepcional, muita segurança para se arriscar na peça mais difícl que desejar.

 

6 – Não tenha medo de parecer ridículo 

Essa dica vale para a costura, mas vale muito mais para a vida! Quantas vezes você deixou de realizar alguma coisa por medo de parecer ridículo? Por medo de não agradar os outros? Por medo de fracassar?

Não se preocupe, todo mundo tem esse sentimento. A diferença é que uns encaram e outros se escondem atrás de várias desculpas. Se desafie e siga em frente sempre!

 

 

Comentários

Dicas

Truques que você vai adorar!

18/3/2018

1- Faça bainhas de maneira simples

Que tal você mesma produzir um molde para as suas bainhas? Assim ficará mais fácil fazê-las, uma vez que você poderá ter várias marcações diferentes para cada tamanho de bainha que deseja aplicar em seus projetos. Basta você usar um papel mais grosso e com a ajuda de uma régua comum traçar linhas com as medidas das bainhas que mais usa. Depois, é só posicionar o tecido e com um ferro quente fazer a dobra do tamanho que quiser, assim como é mostrado na imagem acima.

 

2- Pregue Botões com a Máquina de Costura

Os botões são um ótimo acabamento para essenciais para qualquer peça, mesmo que sejam apenas decorativos. No entanto, costurá-lo à mão pode ser um processo trabalhoso e muito tedioso, o que pode dificultar a sua aplicação da maneira correta.

Você sabia que existe um método muito simples de pregar botões com a sua máquina de costura? Eles irão ficar muito mais seguros, alinhados e você poderá usar a mesma configuração da máquina para pregar vários botões do mesmo tamanho.

3- Costure com carretéis maiores

Ao invés de usar sempre carretéis pequenos e ter de parar a sua produção diversas vezes para trocá-los, costure com cones de overloque. E se ele ficar muito grande no pino, a nossa dica é usar uma xícara ou caneca para armazená-lo. Posicione a caneca com o cone na sua área de trabalho, logo abaixo do pino e prenda a ponta da linha normalmente à máquina de costura. O cone formará um ângulo perfeito de 90° graus e a linha se desenrolará normalmente à medida que você for trabalhando.

enhanced-7628-1424898648-2.jpg
4- Margem da Costura Perfeita

A costura perfeita exige deixar alguns centímetros de sobra no tecido como margem de segurança ao costurarmos. Alguns moldes de costura já vêm com este recuo demarcado. Caso contrário, você poderá fazer uma margem no tecido ao traçar o molde. Para isso, junte dois lápis com um elástico ou fita adesiva e risque o tecido. A linha exterior traçada pelo lápis será a sua margem de costura perfeita, e você fará o risco somente uma vez, sem precisar tirar medidas.

 

enhanced-12026-1424899134-17.jpg
5 - Agulheiro com enchimento de palha de aço

A nossa última dica é de ouro! Ao produzir uma almofadinha para espetar agulhas e alfinetes, opte por usar como enchimento a palha de aço. Assim as suas agulhas e alfinetes ficarão sempre afiados.

 

Gostou? Deixe sua Opinião ;)

 

 

 

 

 

Comentários

 

sewing-hacks.jpg